O que é Psicanálise? Como funciona?
- Lureen Asei
- 7 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de abr.

Se você chegou até aqui, talvez esteja atravessando um sofrimento ou buscando viver melhor e queira entender se a Psicanálise pode ajudar. Escrevi esse texto para apresentar a Psicanálise como eu a trabalho e contribuir com sua decisão por iniciar ou não um tratamento psicanalítico.
Mas o que é a Psicanálise?
A Psicanálise é uma disciplina criada por Sigmund Freud no início do século XX. O termo “Psicanálise” pode se referir a pelo menos três significados: Psicanálise como método de pesquisa, como conjunto sistematizado de teorias ou como método psicoterápico. A prática clínica se baseia na escuta orientada da psicanalista e na fala livre de quem procura o tratamento.
A teoria psicanalítica pressupõe que há “algo” em nós mesmos que desconhecemos. Esse “algo” se refere ao conceito de inconsciente. São os processos do inconsciente e os conteúdos inconscientes que são interrogados em uma psicanálise. Por exemplo: por que você sente que é tão difícil dizer “não”? Ou: por que é tão difícil para você tomar uma decisão, mesmo quando sabe que é para o melhor?
Ao contrário do que se possa pensar, a proposta de uma psicanálise não é desenterrar memórias antigas e sim lançar um novo olhar para o jeito de cada um de estar no mundo e suas consequências.
Como a Psicanálise funciona?
Você ainda pode estar se perguntando: mas como a Psicanálise funciona na prática?
Iniciado o tratamento psicanalítico, você e a psicanalista se encontram, em geral, uma vez por semana. A cada encontro (ou sessão) a psicanalista convida você a falar. Algumas pessoas escolhem falar de suas histórias, ou do que julgam ser importante em suas vidas, do que tem sofrido, ou ainda de outras coisas que lhes venham à mente. Esse é o material com que se trabalha em uma psicanálise.
Para que sua psicanálise aconteça, então, você precisa se dispor a falar livremente nas sessões com a psicanalista. A escuta da psicanalista se pauta na neutralidade. Não há julgamentos ou aconselhamento por parte da profissional. O sigilo de cada sessão é essencial e privilegiado. Cada psicanálise é um processo singular, que se constrói respeitando o ritmo e as temáticas que você trouxer.
A condução da psicanalista permite que, com o tempo, você também se escute. O tratamento psicanalítico possibilita que você fale de suas vivências, história, vontades e sofrimento de novos modos. Falar dessas questões em uma psicanálise tem efeitos sobre como você as vive. Uma psicanálise pode aumentar sua capacidade de agir, permitir mudança onde antes havia padrões ou repetição, e criar novos caminhos para você lidar com o sofrimento.